Usina Laguna recebe selo em reconhecimento às medidas de combate a Covid-19

Ações da empresa têm como foco a preservação da saúde e segurança dos funcionários e a manutenção das operações e dos empregos

Informe Publicitário


A Usina Laguna recebeu neste mês de setembro o selo Empresa Segura, concedido pelo SESI Flow e Sistema Fiems, responsável pelo acompanhamento e avaliação das empresas. A certificação reconhece o cumprimento integral dos protocolos de combate à Covid-19, atestando que a usina de etanol preza pela segurança de seus funcionários e terceirizados, a manutenção das operações e dos empregos.  

Desde o início da pandemia, a Usina Laguna adotou uma série de medidas de prevenção do contágio ao coronavírus, reunidas em um rígido protocolo de biossegurança para garantir a segurança da rotina de trabalho, adequar o ambiente de trabalho, seguindo as normas de controle e resoluções preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover um ambiente seguro.  

As principais medidas para proteger a vida dos seus funcionários e, ao mesmo tempo, garantir a manutenção das operações e dos negócios no dia a dia:

  • criação de um comitê de crise;
  • distribuição de máscaras;
  • doação de 2 litros de álcool 70 por semana aos funcionários;
  • disponibilização de álcool 70 em todos os locais de trabalho;
  • desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre cuidados e ações importantes que devem ser adotadas no dia a dia para evitar a propagação do novo coronavírus;
  • adoção de um protocolo de triagem, aferindo a temperatura e verificando a existência de possíveis sintomas da doença;
  • reuniões presenciais deram lugar às transmissões e encontros virtuais;
  • intensificação da limpeza de áreas comuns, dos vestiários, copa e refeitórios;
  • adoção regras de distanciamento para evitar aglomerações;
  • transporte de ônibus e uso do refeitório com limitação de apenas 50% da sua capacidade;
  • funcionários com sintomas gripais foram afastados e encaminhados ao centros médicos e monitoramento;
  • apoio e acompanhamento dos funcionários que contraíram Covid-19, sendo que todos que contraíram o vírus estão recuperados.

 Funcionária mostrando álcool 70% - Foto: Divulgação

A Companhia acompanha diariamente a evolução do cenário de pandemia e os impactos que essa situação traz para as rotinas dos colaboradores, suas famílias e, também, para o negócio.  

O diretor agrícola da Laguna, José Joaquim Ferreira de Medeiros Filho, agradeceu ao apoio de todos os funcionários. “Este momento nos exige grande responsabilidade com as pessoas e, também, colaboração para pensar e agir coletivamente. A saúde e a segurança das pessoas são valores inegociáveis para a empresa. Nossos funcionários entenderam e sempre cumpriram os protocolos implantados”, declarou durante a entrega do selo.  

Os funcionários, por sua vez, reconhecem a importância dos protocolos de saúde e higiene. “Fico feliz em fazer parte dessa equipe. São atitudes dessa natureza que nos fortalece e motiva a trabalhar com segurança e dignidade”, frisou Aurélio Duarte Pucheta, funcionário da usina.  

Ações sociais junto à comunidade

A Usina Laguna realizou a doação de cestas básicas para a população carente de três municípios da região - Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu - como medida da garantia de segurança alimentar aos menos favorecidos, para minimizar os efeitos financeiros causados pela pandemia.  

Além disso, a empresa fez doação de cerca de 40 mil litros de álcool 70% para o estado, governos municipais e instituições, nas comunidades onde está inserida, para ajudar no enfrentamento e combate a Covid-19.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!